História Pastorais Movimentos Comunidades Padres Dom Orione Notícias Seminário


Advento: Como preparar o espaço litúrgico

É tempo da construção da esperança e da vida comunitária que rompem os nossos limites e entendimento. É tempo de alegria, de festejar o amor de Deus por nós. Durante o tempo de Advento é possível escolher alguma das opções que apresentamos a seguir para viver cada dia do Advento e chegar ao Natal com um coração cheio de amor pelo menino Deus. A família toda pode participar.

Atitudes para o Advento:

Advento e Natal: É tempo de rezar em família!

1. Presépio e palhas:

Nesta atividade vai ser preparado um presépio para o Menino Deus para o dia de seu nascimento. O presépio será elaborado de palha para que ao nascer o menino Deus não tenha frio e a palha lhe dê o calor que necessita. Com as obras boas de cada uma das crianças, vai preparando o presépio. Por cada boa obra que façam as crianças, fica uma palhinha no presépio até o dia do nascimento de Cristo.

 2. Vitral do Nascimento:

 Em algum desenho em que se represente o Nascimento as crianças poderão colorir algumas partes deste cada vez que façam uma obra boa para ir completando-o para o Natal.

3. Calendário Tradicional de Advento:

Nesta atividade as crianças podem fazer um calendário de Advento aonde marquem os dias do Advento e escrevam seus próprios propósitos a cumprir. Podem desenhar na cartolina o dia de Natal com a cena do nascimento de Jesus. As crianças todos os dias revisarão os propósitos para ir preparando seu coração para o Natal. Este calendário pode ser levado para a Igreja no dia de Natal se assim desejarem.

Sugerem-se os seguintes propósitos:

  • Ajudarei em casa naquilo que mais me custe trabalho.
  • Oferecerei meu dia pelas crianças que não têm papais, nem uma casa onde viver.
  • Darei graças a Deus por tudo o que me deu.
  • Darei um brinquedo ou uma roupa a uma criança que não tenha.
  • Imitarei Jesus em seu perdão quando alguém me incomode.
  • Cumprimentarei com carinho a toda pessoa que me encontre.

4. Os que esperavam a Cristo:

Nesta atividade se trata de fazer uma lista com 24 ou 28 nomes (dependendo do número de dias do Advento) de personagens do Antigo e do Novo Testamento que esperavam a vinda do Messias. Buscarão na Bíblia, desenharão os personagens e recortarão. Atrás, lhes colocarão o nome de quem é e o que disse ou fez este personagem. Pode-se utilizar como jogo. Alguns personagens que se podem incluir: Abraão, David, Zacarias, Homens Sábios ou Reis Magos e os pastores.