História Pastorais Movimentos Comunidades Padres Dom Orione Notícias Seminário


Missa da Ceia do Senhor

No dia 29 de março aconteceu as 20h na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Matriz) a Missa da Ceia do Senhor. A celebração foi celebrada pelo Pároco Padre Roberto Silva. No momento do Lava-Pés, Padre Roberto foi até a porta principal da Igreja onde se encontrava um homem (mendigo) deitado no chão e o trouxe até o presbitério aonde lavou seus pés também. No momento do ofertório houve a entrada dos Santos Óleos. Após a comunhão Padre Roberto levou Jesus até o sacrário, onde então foi dado inicio a Adoração ao Santíssimo.

A Quinta-feira Santa, Quinta-feira de Endoenças ou Grande e Sagrada Quinta-feira é a quinta-feira que antecede a celebração da morte e ressurreição de Jesus. É o quinto dia da Semana Santa no Cristianismo ocidental e o sexto no cristianismo oriental. É neste dia que se comemora o lava-pés e a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos segundo o relato dos evangelhos canônicos. A data ocorre sempre entre 19 de março e 22 de abril, mas os dias variam dependendo do calendário litúrgico utilizado, o gregoriano ou o juliano.

Neste dia também se inicia o Tríduo Pascal, a Igreja celebra a instituição do maior dos sacramentos, a Eucaristia. É o sacramento do amor – sacramentum caritatis. A oferta de Jesus na cruz foi sacramentalmente antecipada na última Ceia pelas palavras do Divino Mestre sobre o pão e sobre o vinho, respectivamente: “Isto é o meu corpo entregue. Este é o cálice do meu sangue, o sangue da Nova e Eterna Aliança, derramado…”. A Igreja, na verdade, recebeu a ordem de celebrar a Eucaristia como um verdadeiro dom, um presente inestimável de Deus.  Pela Eucaristia, a Igreja é associada ao sacrifício redentor de Cristo em favor da salvação do mundo. Pela Eucaristia, a presença de Jesus à Igreja se realiza de um modo intenso e extraordinário. Pela Eucaristia, o Povo de Deus a caminho é alimentado e fortalecido com o Pão do Céu. 

Clique aqui para ver mais fotos