História Pastorais Movimentos Comunidades Padres Dom Orione Notícias Seminário


Os Filhos da Divina Providência

"Filhos da Divina Providência" é a congregação religiosa masculina fundada por São Luís Orione, o santo da caridade e dos pobres. Sua espiritualidade está fundada na confiança filial na Divina Providência para colaborar na obra salvífica de Cristo, levando os pequenos, os pobres e o povo à Igreja e ao papa para renovar tudo em Cristo mediante obras de caridade.
A Pequena Obra da Divina Providência é o ramo masculino da família de Dom Orione. Nossa primeira regra é observar com grande humildade o Santo Evangelho.
 
Com ele, nosso fim especial é difundir o amor a Deus e à Igreja entre os filhos do povo e as classes trabalhadoras através das obras de caridade, misericórdia e justiça. Sonhamos assim com São Luis Orione que o Plano da Divina Providência se concretize desde já. O olhar da Divina Providência é dirigido de maneira toda especial às criaturas mais desventuradas e abandonadas.
 
A primeira fundação da Pequena Obra da Divina Providência foi o colégio de São Bernadino, bairro periférico de Tortona, para menores abandonados. Dom Orione era então um jovem de 21 anos, estudante de teologia.